sexta-feira

Não é tão facil assim... pelo menos não aqui em S. Livramento

   Pois é pessoal, venho escrevendo sobre reciclagem do lixo, não poluir a água com oléo de cozinha e prometi postar aqui alguma forma de descartar esses resíduos de forma correta. 
   Mas não é possível aqui na nossa cidade, entrei em contato com a empresa que faz a coleta do lixo por telefone, e fui informada que não há na cidade, pelo menos do conhecimento deles, nenhuma forma de coleta de recicláveis e de oléo de cozinha muito menos. Todos os lixos da nossa cidade, são colocados juntos e levados para São Gabriel por falta de uma área de transbordo aqui em nossa cidade ( lembrando que o projeto estava pronto, mas a população local não gostou nada da idéia e embargou o projeto judicialmente). 
  Já no lixo lá em São Gabriel provavelmente deva ter alguma cooperativa de catadores que fazem esse serviço, então ainda separar o lixo seco é uma alternativa para que possa ser reciclado lá ( até o nosso lixo gera fonte de renda em outro lugar, pode isso!!). 


    E sobre o oléo, infelizmente não obtive nenhuma resposta positiva a respeito,  e como todos nós geramos esse resíduo em nossas casa, fica a pergunta, onde colocar? 
  Pois onde não colocar já sabemos, no ralo da pia nem pensar! E para a pergunta ainda não se tem a resposta desejada... Enquanto isso vou armazenando em garrafas pet e quando encher entregar com o lixo, que vai parar sabe lá onde...
  Para citar exemplos positivos, na cidade de Cachoeira do Sul um projeto interessante vem sendo desenvolvido para a preservação dos rios onde é feito o recolhimento, inclusive nas escolas, do oléo de cozinha usado,havendo boa vontade por parte das autoridades compentes sempre existe uma forma de fazer o necessário.
 Novidades a respeito postarei aqui, e fica o apelo, para que a nossa cidade também passe a ter projetos de reciclagem dos mais diversos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário