sábado

O Boomm da criação!!!

        A população mundial segue crescendo exponencialmente, em 1900 a população mundial era de 1.65 bilhões de pessoas, no ano de 2010 atingiu 6.91 bilhões e estudos apontam para uma explosão demográfica de 10 bilhões de pessoas até o ano de 2050. É inegável que se trata de muita gente,  que consome muitos recursos, alimentos, água, consome muita energia, entre outras coisas.
         Se todo o problema fosse a quantidade de pessoas que há no mundo, tudo bem, mas o problemão é bem maior, a má distribuição dos recursos, da renda, do espaço,etc., ainda há fome e miséria no mundo, e então supõe-se que isso só aumentara até 2050 com o aumento da população em 30 %.
         Recursos finitos, num mundo finito e uma demanda infinita, não há como essa conta dar um número positivo, o resultado nos levará ao colapso dos ecossistemas, a natureza e o meio ambiente não deveriam ser usados como um recurso único de soluções para o planeta.
         Quantos planetas seriam necessários, para que a população fosse abastecida dos recursos que necessita? Não importa muito esse diagnóstico, já que só existe um planeta, é de mais viável solução diminuir o ritmo do que sonhar com outras fontes, pois não existe, ainda, outro planeta terra.
         Talvez aos olhos da maior parte da população o controle de natalidade utilizado por vários países sejam antidemocráticos e desumanos, porém se analisarmos a questão de fornecimento de recursos necessários a manutenção de uma vida digna, essas medidas de controle do crescimento populacional tornam-se compreensiveis e necessárias.
         Não pode-se tratar do aumento da população citando apenas a natalidade, temos de considerar que a população esta vivendo mais tempo, o planeta terra vive uma nova dinâmica demográfica, os avanços da medicina, novas tecnologias, resultam no aumento da expectativa de vida.
         No Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, podemos dizer que a taxa de natalidade esta ligada as condições financeiras, questão de educação? Não sei, isso deixo para os sociólogos estudarem e discutirem suas causas, o que sei é o que vejo! E vemos isso todos os dias, muita pobreza, infelizmente vemos pessoas que vivem em condições precárias com muito mais filhos do que famílias que tem condições melhores.
         Falando na distribuição dos recursos, no Brasil,  porque citar outros lugares se já temos aqui uma infinidade de exemplos de desigualdades sociais? Então no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ainda há 43 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, e o país é uma das economias que mais cresce no mundo atualmente, tem um superavit na produção primaria, então, se somos grandes, se produzimos muito, porque o povo ainda tem fome?! Tento responder... porque não tem dinheiro, e a comida só vai para o prato de quem paga por ela, então trata-se um problema muito maior, falta de emprego, de educação, de oportunidades, etc...
         Mas o objetivo não é alongar muito o assunto, tudo isso é só para constatar! O mundo precisa parar de crescer na proporção que cresce.      
         No vídeo a seguir podemos compreender melhor o impacto que o crescimento da população causa a terra.




E algumas estatísticas, em números, para matar a curiosidade!

Os 10 países mais populosos do planeta são:

1° - China: 1.345.750.973 habitantes
2° - Índia: 1.198.003.272 habitantes
3° - Estados Unidos: 314.658.780 habitantes
4° - Indonésia: 229.964.723 habitantes
5° - Brasil: 193.733.795 habitantes
6° - Paquistão: 180.808.096 habitantes
7° - Bangladesh: 162.220.762 habitantes
8° - Nigéria: 154.728.892 habitantes
9° - Rússia: 140.873.647 habitantes
10° - Japão: 127.156.225 habitantes

A distribuição populacional por continentes é a seguinte:

1° - Ásia: 4,1 bilhões de habitantes
2° - África: 1,1 bilhão de habitantes
3° - América: 925,2 milhões de habitantes
4° - Europa: 749,0 milhões de habitantes
5° - Oceania: 36,6 milhões de habitantes
6° - Antártica: 4 mil habitantes (no verão) e 900 habitantes (no inverno).
  
  Portanto, o continente asiático abriga mais da metade da população mundial. A população europeia, que já representou mais de 21% da população total da Terra, responde, atualmente, por 10,7%. A Europa apresenta uma taxa de crescimento populacional negativa (-0,1% ao ano). A África, por sua vez, possui a maior taxa de crescimento populacional: 2,1% ao ano, atualmente, abriga 14,7% da população global, e, conforme estimativas da ONU, 21,3% dos habitantes da Terra estarão residindo no continente africano até 2050.

  A América Latina apresenta crescimento populacional de 1,3% ao ano; na Ásia, esse número é de 1,1% ao ano; e na Oceania é de 1,2%. Estados Unidos e Canadá apresentam crescimento populacional de 0,9%, no entanto, os fluxos migratórios com destino a esses países é o principal responsável pelo aumento populacional.

  Análises demográficas indicam que o crescimento populacional é maior nos países pobres, já os países desenvolvidos (considerados ricos), apresentam baixas médias de crescimento no número da população. De acordo com dados da ONU, entre 2005 e 2010, nas regiões mais desenvolvidas do mundo esse índice foi de 02% ao ano. Nos países que possuem graves problemas no que se refere aos aspectos socioeconômicos (considerados pobres) a taxa de crescimento populacional foi de 2,3% ao ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário