quarta-feira

A relação energia x meio ambiente

    Se Thomas Edison estivesse vivo ficaria maravilhado com tantas adaptações que fizeram da sua invenção, a lâmpada hoje é um item indispensável na casa de todos nós, é muito bom chegar em casa, apertar a tomada e click!! Ligou a luz.... Mas e de onde vem essa energia, que acende as lampadas, chuveiros e eletrodomésticos. A maioria dos consumidores não sabe realmente de onde vem a energia que abastece sua casa.
 Como forma de gerar a energia temos hoje no Brasil grandes hidrelétricas, usinas termelétricas,usinas nucleares, cada uma dessas se utiliza de recursos não renováveis. De todas elas podemos dizer que as hidrelétricas são as mais corretas no que diz respeito a poluição, mas a sua implantação causa grande impacto na fauna e flora de onde é instalada,segundo o Balanço Energético Nacional de 2003, publicado no site da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, as hidrelétricas são responsáveis por quase 83% de toda a energia elétrica gerada no país, o que torna o Brasil o terceiro maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, estando atrás somente do Canadá e da China, respectivamente, seguido dos Estados Unidos e da Rússia.
   As usinas nucleares estão em desuso, sua instalação e operação é fortemente condenada pelos ecologistas, devido principalmente aos resíduos tóxicos que gera, a liberação de material radiotivo para o meio ambiente sobretudo em casos de acidentes como aconteceu a pouco no Japão. As usinas termelétricas, como a que existe em Candiota poluem muito o meio ambiente, pois utilizam a queima de combústiveis fósseis, o que acarreta uma grande poluição do ar.
  Bem, essa foi uma breve introdução para chegar no ponto central do assunto: Geração de Energia Limpa...
 Sim, porque se com as alternativas de geração de energia que utilizamos até hoje há a perpetuação de um histórico problema ambiental, então deve-se ter novas soluções? Sim, elas existem... 
  Gerar energia de uma forma limpa, sem a utilização de recursos não renováveis é um desafio para o governo, hoje em Livramento temos um dos exemplos mais utilizados pelo mundo, a energia eólica, energia gerada pela força dos ventos. Abaixo as formas de gerar energia "limpa", os prós e contras de cada uma.



  • SOLAR
 A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA.
PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutencão; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: producão interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.

EÓLICA 

 vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
PRÓS: fonte inesgotavel de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS: poluicão visual (um parque eólico pode ter centenas de cataventos) e, às vezes, sonora (alguns cataventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos).

• DAS MARÉS
As águas do mar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploracão comercial. Franca, Inglaterra e Japão são os pioneiros na producão.
PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras.
CONTRAS: a diferenca de nível das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; producão irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30.

• BIOGÁS 

 Transformacão de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele.
CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado.

•BIOCOMBUSTÍVEIS
Geracão de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-acúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.
PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricacão absorvem CO2 em sua fase de crescimento.
CONTRA: producão da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.

 
  Com tantas alternativas, seria excelente a migração para essas novas formas de gerar energia e gradativamente a desativação das formas que colaboram com a poluição do meio ambiente. 
  Todos nós pagamos pelo fornecimento de energia que chega as nossas residências, mas quanto mais consumimos mais necessário se faz o uso de das matrizes energéticas, portanto, consumir menos, não é só uma questão de dinheiro, e sim de consciência ecológica. 
  Deixar as lampadas ligadas sem estar nos ambientes, aparelhos ligados na tomada em "standbay" é desnecessário.   Colabore com a natureza e com o seu bolso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário