sábado

Energia Solar causa polêmica em cidade americana...

Instalação de painéis de energia solar causa polêmica em Nova Jersey

O programa Solar Para Todos divide opiniões entre moradores de bairros nobres da cidade. Alguns aprovam, mas outros reclamam de poluição visual.

Por Mireya Navarro e Sean Patrick Farrell Do New York Times

A instalação de painéis solares em postes de bairros residenciais da cidade americana se tornou motivo de controvérsia entre os moradores. Uns não sabem do que se trata, outros aprovam e há os que não gostem da interferência dos objetos na paisagem e os considerem inúteis.

Eu os vejo ser instalados, mas não tenho a menor ideia do que estão fazendo”, admite uma mulher. “Algumas pessoas dizem que eles são apenas mais um modo de desperdiçar dinheiro”, diz Robert Rubino, outro morador. “É uma grande ideia porque está salvando o meio ambiente. Acho que faz as pessoas economizarem dinheiro, então, é uma coisa boa”, opina Lucy Mclaughlin, outra moradora.

Em meio à controvérsia, quase 100 mil painéis já foram instalados nos postes públicos de Nova Jersey. “O programa se chama Solar Para Todos e são aproximadamente 80 megawatts de energia solar que a PSE&G vai instalar em telhados, escolas, campos e outros locais. A instalação em postes públicos será a maior implementação dessa tecnologia no mundo”, afirma All Matos, vice-presidente da empresa.

Inicialmente, os painéis solares custarão aos clientes uns 50 centavos por mês, mas eles podem vir a lucrar, segundo o empresário responsável. “Todo o lucro que obtivermos com esse programa de venda de eletricidade para o mercado original, de venda dos créditos solares para os grandes investidores e todo o crédito de impostos que recebermos voltarão para a conta do cliente a fim de compensar esse programa, tornando esses painéis muito econômicos", alega Matos.

O compromisso de Nova Jersey com a energia solar fica atrás apenas da Califórnia, mas os painéis têm causado reações, especialmente os que chegaram aos bairros nobres. Alguns moradores dizem que eles são feios, bloqueiam a vista e causam poluição visual. Nem os defensores da energia ecológica têm certeza de que os querem em frente a suas próprias casas.

“Isso me preocupa, acho que são muito grandes e muita gente não gosta de olhar para eles”, diz Lucy Mclaughlin. A maioria dos incomodados amaldiçoa a fonte energética de 80cm por 1,5 metro e se muda, mas um painel já sumiu. “Estamos investigando junto com a polícia. É a primeira vez que um painel instalado é removido. Alerto que não toquem em nada nos postes, porque há 30 mil volts e isso é um risco para a vida”, diz All Santos.

Mas enquanto alguns cidadãos odeiam os painéis, outros os recebem muito bem. “Ele decora um pouco o poste, para mim. Então, não me afeta de forma alguma”, afirma Theresa Connata, outra moradora da região. “O painel solar incomoda você, Halley?”, pergunta ela à filha. “Não”, diz a menina. “Tudo pelo planeta”.
Esta matéria foi publicada na pagina da Globo. G1 econômia.
"Quando leio algo assim, fico feliz que governos estejam investindo em tecnologias de geração de energia limpa, adoraria que em nosso país isso também fosse possível, porém, fico chocada com a ignorância das pessoas em relação a aceitação dessa nova realidade!! O que uma placa pode afetar a vida dos moradores? Ao contrario, traria beneficíos, é visível que para a melhoria das condições de vida paralelamente a preservação ambiental é preciso mudar a forma de pensar da população.... quanta ignorância"

Nenhum comentário:

Postar um comentário