terça-feira

E o vento chegou....

O primeiro aerogerador está pronto

  Ficou pronto o primeiro dos 45 aerogeradores do Parque Eólico do Cerro Chato, na manhã dessa segunda-feira. Ao todo, 37 profissionais trabalharam para erguer a torre de 108 metros de comprimento e peso total de 1,1 mil toneladas - 10% dele na nacelle, nome dado à estrutura formada pelo sustentáculo e as quatro pás. Se toda a demais estrutura de interligação à rede elétrica estivesse concluída, seria possível gerar energia pelo Aerogerador n° 4 em poucos dias.
   O trabalho começou às 8h13 da manhã. Em cerca de meia hora, a estrutura das pás foi içada a mais de 100 metros, por um guindaste especial, de 115 metros de altura - somente ele exigiu 37 carretas para ser transportado e pesa, sozinho, 400 toneladas.
A operação dividiu equipes - enquanto uma trabalhava do solo, homens acompanhavam tudo de dentro da nacelle. Trata-se de técnicos especializados, que depois fizeram a fixação da estrutura, toda feita em aço. O barulho da parafusadeira era audível a 200 metros do local.
Antes do fim da manhã, o primeiro aerogerador estava pronto. Somente na base, cada uma dessas torres chega a ter 450 metros cúbicos de concreto e 45 toneladas de aço. São necessários 10 dias para a montagem dos blocos. "O solo com muita pedra, no entanto, faz com que todo o processo demore mais", analisa o administrador.
Nélio se refere aos primeiros passos da obra, na escavação - são necessários quase mil metros cúbicos, um buraco com profundidade máxima de 2,8 metros e mínima de 1,8 metro. "Desse total escavado, 70 a 80% são rocha", informa Nélio. Após a escavação, vem a etapa de análise do solo por um geólogo, para então ocorrer a limpeza do local e início da concretagem.
   Para instalar o aerogerador, foi necessário esperar um dia de tempo bom, sem vento. "Se o vento estiver a mais de 7 km/h não pode subir as hélices", ensina. Depois de pronto, o aerogerador é interligado à subestação coletora, que por sua vez é interligada à subestação de energia elétrica em Livramento - esse processo está em fase de conclusão. No Parque Eólico, a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, é possível ver aerogeradores em diferentes fases de construção. A perspectiva da Eletrosul é de colocar cinco aerogeradores em funcionamento até o fim do mês.
Montagem das hélices
    Os trabalhos começaram na manhã de segunda- -feira - tempo bom e sem vento, conforme necessário para subir as hélices. A montagem envolveu 37 pessoas e durou cerca de meia hora.


























Matéria do Jornal A Platéia, Terça-Feira 19 de Abril de 2011


" Fico muito feliz, em saber que a nossa cidade, é hoje uma colaboradora para o fornecimento de energia, sobretudo energia limpa, que se utiliza de um recurso renovável, ou melhor, de um recurso que esta ai a disposição de quem vive sob esse lindo céu azul, o nosso vento vai gerar energia, trabalho e prosperidade







Nenhum comentário:

Postar um comentário